Era para ter conquistado o título na Vila!

O Santos perdeu uma oportunidade de ouro para liquidar o Vitória/BA, emplacar uma sonora goleada e ficar com uma mão e meia na Copa do Brasil. O resultado de 2 a 0, na noite desta quarta-feira (28) , na Vila Belmiro, pelo primeiro duelo das finais da competição nacional dá o direito ao time paulista de poder perder por até um gol de diferença, que ainda assim conseguirá o título inédito.

O Peixe foi puro ataque desde o início da partida e se não fosse os pés descalibrados dos atacantes alvinegros, o rubro-negro soteropolitano já teria dado adeus ao título já nessa primeira partida, tamanha a superioridade do time de Dorival Junior. Tanto é que o goleiro Lee, que substitui Viafára suspenso, pegou um pênalti de Neymar e fez defesas incríveis no fim da partida.

Como disse Marcel ao meu microfone (Rádio Tupi/SP) na saída do gramado: “Era para ter acabado aqui”. E era mesmo. O futebol não tolero este tipo de desaforo. Foram incontáveis as chances desperdiçadas pelo time santista.

Se a convocação a Seleção Brasileira fez bem a Neymar, que fez uma partida sensacional (apesar do pênalti perdido), não parece ter feito tão bem a André, que perdeu inúmeras chances e me pareceu em alguns momentos até displicente. Robinho visivelmente fora da sua melhor forma física também desperdiçou outras oportunidades, a exemplo de PH Ganso e Zé Love, várias chances de ampliar.

No primeiro tempo, o técnico do Vitória/BA, Ricardo Silva colocou Neto Coruja em cima de PH Ganso. Com o lateral improvisado Rafael Cruz tendo que ser substituído (machucado), Neto foi para a ala direita e Bida foi para o meio. Estava desenhado o carnaval santista, repleto de variedades. Mas faltava a finalização correta.

Arouca, indubitavelmente o nome da partida, um “monstro”. Ele marca sozinho no meio e ainda arruma espaço para apoiar o ataque. Pará fez o que não se esperava dele, um cruzamento perfeito para a finalização de Neymar com o peito abrir o marcador. No segundo tempo, o mesmo Neymar perdeu a penalidade máxima ao cobrar no melhor estilo “El Loco Abreu”.

O técnico Dorival Junior mais uma vez errou, mas levou sorte nas alterações. Ao retirar PH Ganso para a entrada de Marquinhos, ele foi vaiado e dos pés do “Patrão” que havia acabado de deixar o banco de reservas saiu o gol salvador (nem uma alusão a capital baiana, onde será a decisão) que deu uma tranquilidade razoável ao time santista.

No Barradão não creio que o Vitória/BA jogará tão mal como atuou na Vila, abdicando do ataque e se eu estivesse no lugar de Dorival Junior, manteria a postura do peixe agressiva. Pois, pelo fato de não ter levado gols, se marcar um gol apenas na Bahia, obriga ao time da capital de todos os santos, a fazer quatro.

Creio que o Santos está um gol do título e da vaga para a Liberadores do ano que vem. No jogo de volta na próxima quarta-feira (4), no Barradão, em Salvador, nada será fácil e pela incompetência do ataque praiano nesta noite em Vila Belmiro, nada está decidido.

O Santos conquista o título mesmo perdendo por um gol de diferença ou até por dois a partir de 3 a 1 . Ao, Vitória resta ganhar em casa por três gols de diferença ou devolver os 2 a 0 e levar a decisão para os pênaltis.


Texto de Ademir Quintino
crédito: www.ademirquintino.com.br

Categories: Share