Brasileiros ganham títulos no futebol, mas CBF destaca "méritos presidenciais"


Quando me refiro à seleção brasileira como "seleção da CBF", alguns internautas se aborrecem, reclamam. Mas é como vejo, já há algum tempo, a reunião dos convocados pelo técnico contratado da entidade, seja ele qual for. E a própria confederação reforça a tese. Veja, abaixo, como estava a home page do site da mesma na tarde desta segunda-feira.

Lá dentro, o texto destaca que a "administração do presidente Ricardo Teixeira completou (...), com a conquista do Sul-Americano Feminino Sub-20 a marca de 100 títulos de campeão". Foto das meninas? Nada disso. Aí está o dirigente em destaque. Com toda a justiça, não? Aspas para ele:

"Quando assumi, a CBF estava praticamente quebrada, com dívidas e sérios problemas financeiros. Hoje, ostenta solidez financeira e credibilidade condizentes com a importância da entidade que tem a seleção de futebol mais famosa do mundo. Esse é outro grande motivo de realização", disse o dirigente ao site da sua entidade.

Mais adiante, humilde, o presidente da CBF faz questão de "enaltecer quem considera os grandes responsáveis pelo número 100 de títulos - jogadores e integrantes de comissões técnicas". Já o texto, nada modesto, acrescenta que "o trabalho competente, feito de maneira silenciosa, se revela altamente produtivo, como se pode ver no número crescente de contratos assinados pela CBF com as maiores empresas do Brasil e do mundo".

Sem dúvida. A CBF enriquece, os clubes não. Como as demais confederações, mantém contratos de publicidade com várias empresas e faz amistosos por vultosas quotas, formando, quase sem custo, equipes que nada mais são do que reuniões de jogadores que custam milhões a clubes brasileiros e estrangeiros. Um negócio dos mais interessantes, não?

A CBF não precisa manter um elenco, ela forma um scratch quando quer. E pode excursionar pelo mundo. Os times nacionais, não. Ela tomou para si a exclusividade no papel de representante do futebol brasileiro pelos gramados do planeta. Assim, amistosos na Europa ou na Ásia ficaram no passado para os times daqui. Só ela joga, se exibe, fatura. De qualquer forma, parabéns!!!

Mauro Cezar Pereira
http://espn.com.br/maurocezarpereira

Categories: Share